EL ASADO ARGENTINO

Considerada talvez a melhor do mundo, a carne argentina e o jeito argentino de assá-la propiciam uma experiência gastronômica única.

 

Quam prova o asado (churrasco) argentino ganha uma experiência inigualável em termos de sabor e textura que só se repete pelas mãos de tradicionais parrilheiros (chefs) argentinos. São vários os fatores que conduzem o asado argentino para o ápice do prazer gustativo.

O GADO

HEREFORD e ANGUS

O Argentino especializou-se na criação das raças HEREFORD. São animais que aproveitam com bastante eficiência os nutritivos e extensos pastos argentinos. Apresentam uma carne macia e bem marmoreada. A carne do animal Hereford é saborosa, tenra e sem exagero de gorduras.

A raça ANGUS caracteriza-se pela sua alta resistência a quaisquer enfermidades. Também possui alta eficiência no aproveitamento dos ricos pastos dos pampas, alimentando-se de forma natural e saudável, adaptando-se perfeitamente as excelentes condições climáticas da região. Sua carne é famosa pelo sabor e maciez.

 

A distribuição de gorduras uniformes nos tecidos dos músculos faz com que as gorduras se derretam de forma parcial pelo efeito do calor, impregnando as partes magras. O que faz o asado macio, tenro e saborosíssimo.

Angus

Ambas são raças que exigem clima e solo específicos para seus desenvolvimentos.

CLIMA E SOLO – PAMPAS ARGENTINOS

Tais raças encontraram nos Pampas Argentinos as condições ideais de aclimatação, criação e desenvolvimento. A palavra pampa provém do vocabulário indígena da região, os povos Aimará e Quéchua, que significa planície.

 

A região dos Pampas Argentinos caracteriza-se por ser uma região de extensas planícies de solo fértil propiciando as melhores pastagens do mundo. Sendo uma região plana, de excelente pastagens e extensa, o gado vive solto, alimentando-se natural e saudavelmente, sem a necessidade de grandes esforços para se alimentar, já que são regiões planas.

 

Com uma temperatura temperada, efetivas quatro estações por ano e as excelentes pastagens, estão dadas as condições ideias para o gado Angus e Hereford.

Pampa

Porém não é só o gado, as pastagens e o clima que fazem a carne argentina a melhor do mundo. Fator inigualável é a criação.

 

O Péon Argentino (peão – trabalhador braçal na criação do gado) descendentes dos orgulhosos Charruas e Guaranis têm como ponto de honra a cuidadosa e criteriosa criação do rebanho. Fortíssimo fator sociocultural, o zelo desde a criação, passando pelo abate, o manuseio e a preparação são fatores de forte distinção entre o asado argentino e os outros ao redor do mundo.

 

Além das férteis planícies, que propiciam ao gado pastagens de alto valor nutricional, amplos espaços e ausência de elevações e declives, os Péons orgulhamse em incrementar a dieta do gado com trigo e outros cereais nobres e propiciar uma criação livre, sem a necessidade de rações industrializadas, antibióticos, hormônios etc., evitando assim o estresse comum em outros tipos de criação.

 

O abate também é feito no tempo correto, isto é, nem muito novo (a carne fica sem sabor) nem muito velho (a carne fica dura), de modo o menos estressante, pois se o abate não for feito “de surpresa” há uma indesejável descarga de adrenalina o que compromete a textura e o sabor da carne.

 

O cuidado, seriedade e competência argentina na criação, manipulação, preparação e degustação do asado é uma manifestação cultural única e inimitável, pois é o reflexo de hábitos que vêm se aprimorando ao longo de gerações e gerações onde a busca pela perfeição é uma constante. Trata-se de pura arte.

 

Ao degustar um tradicional asado argentino o comensal está se deliciando com o que há de melhor não só em termos de alimento para o corpo como também está desfrutando de uma experiência cultural onde se percebe os resultados dos esforços de um povo ao longo de séculos na busca pela perfeição.

Che Pibe
Gran Chef RODRIGO PAULTRONI
peças.png

CHE PIBE nasce pelas mãos do tradicional Chef (Parrilleiro) Argentino Rodrigo Paultroni, que tem por missão trazer o que de melhor há para a inesquecível experiência de degustar um tradicional asado argentino.

peças.png

Para isso o CHE PIBE selecionou tradicionais e autênticos frigoríficos argentinos que só trabalham com os melhores e mais conceituados estancieiros (criadores) e somente eles é quem fornecem seus excelentes cortes para o CHE PIBE.

 

A parrilla (churrasqueira) é a do estilo argentina, feita em ferro fundido, formato em “V” com canaletas de forma tal que a gordura derretida passa em baixo da carne deixando-a com sabor especial. A forma de preparo de carne tão nobre é a de utilizar somente o calor.

 

Se há o contato da carne com a chama ou se há o contato da carne com a fumaça, há a adulteração do sabor original (a carne fica com gosto de carvão ou com gosto de defumada), o que é um pecado imperdoável.

Desde a escolha dos fornecedores argentinos, o manuseio, o preparo e a entrega, tudo cuidadosamente pesquisado, pensado, planejado e realizado dentro do espírito argentino para poder proporcionar uma experiência única ao saborear a carne e a cultura argentina.

Rosa

APROVECHE LA OPORTUNIDAD!